segunda-feira, 2 de março de 2015

Carne "assada" com batata

Carne assada sempre foi um clássico da nossa mãe lá em casa.
Mas só depois de muito tempo descobri que na verdade a carne não vai no forno, e sim na panela de pressão. Como sempre quando quero fazer alguma receira dessas de casa ligo para minha mãe e ela vai me falando, mas assim sem muita precisão, sem muita medida, então eu vou meio que imprivisando também. Acho que para quem ama cozinha ou tem que cozinhar todos os dias as coisas acontecem meio que assim...
Então vamos a receita.


Ingredientes:
1 peça carne de segunda (essa tem uns 800g)
1 cebola média
4 dentes de alho
3 tomates sem pele ou 1 lata de tomate pelado
1 xícara de molho de tomate
1/2 xícara de água
1 colher de sopa de extrato de tomate
2 cebolinhas
1 folha de louro
uns raminhos de tomilho
1 colher de café de açúcar
azeite
sal e pimenta a gosto
4 batatas médias

Preparo:
Gosto sempre de lavar a carne antes de usar, depois disso seque bem e tempere com sal, pimente e tomilho. Pique a cebola em cubos, se usar o tomate fresco descasque-o  (você pode fazer isso passando ele preso em um garfo sobre a chama do fogão ou colocando de molho por alguns minutos em água quente) e pique em cubos, amasse o alho, pique a cebolinha.
Em uma panela de pressão doure a cebola no azeite, quando ela começar a ficar transparente adicione o alho amassado, não demore muito para colocar a carne, sele de todos os lados. Acrescente agora o restante dos ingredientes, misture bem e acerte o sal.
Tampe e deixe depois que pegar a pressão por 40 minutos. Enquanto isso você pode ir descascando as batatas e cortando em cubos grandes. Deixe ela de molho na água.
Passados os 40 minutos tire do fogo e veja se a carne está macia, se sim coloque a batata e deixe por mais uns 10 minutos. Se não estiver macia volte para o fogo sem as batatas até que ela fique macia e desfiando, só depois coloque as batatas.
Depois de pronta é só colocar em uma travessa e servir!









No dia eu não fiz mas uma farofinha combina muito com essa carne!

Nenhum comentário: