sexta-feira, 13 de março de 2015

Risoto de bacalhau com açafrão

Como disse antes aqui no blog: Eu amo bacalhau!
E pra fazer bonito no jantar do fim de semana, essa receita é ideal. Fica com aquela cara de comida que levou hooooooras pra fazer, mas você leva no máximo 40 minutos preparando. E o sabor? Delicioso. Marido queria até levar de marmita no dia seguinte!
Mas não se engane, o grande segredo da praticidade é sem dúvida o Bacalhau já comprado dessalgado e desfiado. Compre uma marca boa, que não tem erro.
Senão, amigos, vai ser aquela novela pra dessalgar. Você pode usar numa boa o bacalhau salgado. Só vai demorar mais pra fazer justamente por conta do processo de tirar o excesso de sal. 
A receita abaixo serve bem 2 pessoas com direito a repeteco. 
Vamos lá!


Ingredientes 
300g de bacalhau dessalgado desfiado ou em lascas
1 xicara de chá de arroz arbóreo 
1/2 cebola cortada em cubos pequenos
1 dente de alho grande, ralado 
1 cenoura média ralada
1 talo de aipo/salsão picado
1 porção de açafrão (já comprei fracionado, a porção corresponde a uma pitada grande)
1/2 xícara de vinho branco seco (o que sobrar da garrafa você pode servir  bem gelado para acompanhar o risoto)
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga 
10 azeitonas pretas picadas
1 xícara de chá de queijo parmesão ralado 
Pimenta do reino moída na hora 
Sal a gosto 
4 xícaras de chá de água

Preparo:
Aqueça as duas colheres de azeite numa panela de fundo grosso. Adicione as cebola e refogue em fogo médio. Coloque a água para ferver. Quando ferver, desligue.


Quando ela estiver transparente, acrescente o alho, a cenoura ralada e o aipo e refogue mais, até que a cenoura comece a ficar "cozida". Não deixe o alho dourar!!
Acrescente o arroz arbóreo e misture bem, por uns 2 minutos. Se você perceber que ele começou a grudar o fundo antes dos 2 minutos, já pode partir para a próxima etapa: Adicionar o vinho.
Adicione o vinho e continue misturando. Mexa bem, para que o arroz comece a soltar o amido, o que vai deixar o caldo do vinho um pouco mais espesso. Quando o vinho começar a secar, acrescente a manteiga e mexa mais, para agregar toda a mistura de arroz, vinho, manteiga e temperos. Ele vai começar a ficar com um aspecto mais cremosinho. CUIDADO para não queimar. Ao menor sinal de que vai começar a queimar, adicione 2 xícaras da água que você já ferveu. Misture tudo, acrescente sal a gosto e o açafrão. Tampe e deixe cozinhando.


Enquanto cozinha, pique as azeitonas e rale o queijo (se já não tiver comprado ralado.).


Abra a tampa e verifique o cozimento após uns 10 min. Não deixe a água secar. Quando começar a secar, acrescente mais uma xícara de água, e verifique o ponto do arroz (pode provar mesmo!). O ideal é al dente, mas se você preferir mais macio, pode deixar mais um tempinho. Acrescente nessa etapa o bacalhau em lascas e a as azeitonas. Tampe e abaixe o fogo quando levantar fervura.
Nessa altura já acrescentamos 3 xícaras de água no nosso arroz. Vamos seguir o mesmo procedimento: assim que começar a secar a água, prova o arroz para verificar o ponto, e acrescenta a outra xícara toda ou metade, vai depender do ponto em que vai estar o seu arroz. Isso pode variar de acordo com a panela usada, o fogão... Mas o procedimento básico é sempre esse.
Então, após verificar que ainda dava pra cozinhar mais um pouco o meu risoto, acrescentei a água restante, e o queijo ralado POR ÚLTIMO. Por que o queijo entra por último? Para não derreter todo queimar no fundo da nossa panela e estragar todo o risoto delicia...


Não deixe a água secar. O risoto deve ficar úmido, com um creminho. Lembre-se que a panela de fundo grosso ainda se mantem aquecida mesmo após ser retirada do fogo. Se desejar, acrescente mais uma colherada de manteiga ou azeite e misture tudo para agregar.
Sirva em um prato fundo ou num bowl pequeno, e acrescente pimenta do reino moída na hora.



Vinhos que vão bem com esse prato:
 Tapiz Joven White Blend 2014 ;
Canepa Novíssimo Chardonnay 2013






Nenhum comentário: