sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Pesto de Rucula


Eu adoro pesto! Simplesmente amo, não só pelo sabor mas também pela praticidade tanto de fazer como de usar depois de pronto. É um super curinga que você deveria ter sempre na sua geladeira: dá uma variada no macarrão, transforma o franguinho de sempre em uma coisa especial, vira antepasto pra acompanhar queijos e torradinhas... Ele é demais!!!
Outro dia fui fazer um, e meu pezinho de manjericão estava seco (RIP Manjericão, sniff, sniff...). Mas eu tinha cismado com o pesto. Aqui em casa volta e meia fica um maço de Rúcula esquecido na geladeira...Então resolvi fazer com rúcula, no lugar do manjericão.


Minha gente, ficou SENSACIONAL!
O preparo é o mesmo do pesto tradicional, mas pra quem nunca fez, vou passar aqui a minha receita:

Ingredientes:
Folhas de rúcula higienizadas
1 dente de alho descascado
1 punhado de nozes descascadas
Azeite extra virgem
Sal
Queijo parmesão ralado.

O preparo é pá-pum! Coloque as folhas de Rúcula, o dente de alho e uma booooa quantidade de azeite no mixer/processador/liquidificador (o que você tiver na sua cozinha. Eu acho o processador mais prático). A quantidade de azeite vai variar de acordo com a quantidade de Rúcula que você usar.
Deixe processar bem. Quando terminar, acrescente as nozes e dê uma batida rápida, só pra picotar elas, sem esfarelar. Você pode usar outro tipo de castanha também. Com castanha do Pará fica muito bom!
Acrescente  o sal a gosto. Agora uma dica: eu não acrescento o queijo ralado diretamente na mistura, porque geralmente faço um montão de pesto pra guardar na geladeira, e acho que com o queijo misturado, ele tende a estragar mais rápido, então eu misturo somente na hora de servir. Aí é com você.

Nesse dia eu usei ele para fazer uma massa que eu servi com um salmão assado. Combinação perfeita!

Nenhum comentário: