terça-feira, 14 de abril de 2015

Pão doce simples

A cerca de um mês terminei um curso de pães e pelo contrário do que eu imaginava, começar a fazer um pão do zero é possível, a única coisa que você precisa ter é paciência pois a massa precisa descansar entre as fermentações, então não espere ter um pão fresquinho em apenas uma hora.

O processo é simples, depois de misturar todos os ingredientes a primeira fermentação acontece, os gases são liberados e depois de mais ou menos 40 minutos a massa terá o dobro do tamanho. Passado esse tempo, você precisa retirar o ar da massa, mas não precisa bater nela não, isso pode ser feito delicadamente. Nesse momento ela está pronta para ser enrolada no formato desejado. Depois de já estar no formato de assar, você precisa deixar descansar por mais 40 minutos, é nesse momento que ocorre a segunda fermentação e a massa irá crescer mais um pouco. Em seguida é só assar.
  
Para mim, a melhor alternativa é fazer o pão em partes, em uma tarde começo a massa, deixo descansando e fermentando lentamente na geladeira. No dia seguinte é só enrolar, deixar descansar e assar. Explicarei melhor.


Ingredientes:

125g de farinha trigo para pão
1 1/2 col. chá de fermento biológico seco
125g de leite morno (+- 40ºC)

250g de farinha de pão
62.5g de açúcar
1 1/2 col. chá de sal
1 ovo
100g de leite morno
75g de manteiga em temperatura ambiente

Preparo:
Coloque a primeira parte da farinha na tigela da batedeira, esquente o leite para dissolver o fermento, cuidado para não esquentar de menos e não ativar o fermento, ou de mais se não você acaba "matando" ele. Coloque o fermento no leite e misture por cerca de 5 minutos. Quando já estiver todo dissolvido misture na farinha e bata com batedor de massa pesada por 3 minutos ou até que a massa esteja uniforme.
Em seguida, adicione por cima dessa massa os ingredientes secos da segunda parte da receita: farinha, açúcar e sal. Deixe fermentando de 10 a 15 minutos. Esse é o momento em que começam aparecer rachaduras na superfície da farinha, isso significa que o fermento foi ativado corretamente. 

Agora é a hora de adicionar o leite, bata na velocidade lenta-média até incorporar tudo, em seguida comece a acrescentar a manteiga aos poucos, quanto a mistura estiver uniforme e elástica ela está pronta, certifique-se de que a massa não esteja colando muito na mão. Cubra com um plástico filme e deixe descansando e fermentando por 40 minutos. Se deixar para terminar o pão no dia seguinte pule essa parte e deixe descansar de um dia para o outro na geladeira.

Depois de descansar, coloque a massa na mesa, dê umas dobradas nela para retirar o ar. Divida em partes iguais e comece a moldar as bolinhas de pão no tamanho que desejar.
Coloque em uma forma forrada com papel manteiga e deixe o pão descansar por mais 40 minutos até que ele quase dobre de tamanho. Agora ele já pode ir para o forno, só pincele antes com a gema misturada em um pouco de água e asse a 190ºC por cerca de 20 minutos.












Essa parte é opcional, eu pincelei nos pães uma mistura de açúcar de confeiteiro e água (bem pouquinho) e salpiquei com amêndoas em lascas.


2 comentários:

Alice Cordeiro disse...

O que seria farinha de pão?

Liane Cordeiro disse...

É uma farinha que tem alto teor de glúten, isso faz a massa ficar mais elástica, ideal para alguns pães. Mas se n tiver pode fazer com a normal!