segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Ragú

Muito simples de se fazer essa receita, uma ótima opção a tradicional bolonhesa com carne moída. O alecrim, tomilho e vinho dão sabor forte e encorpado ao molho.
Use um corte duro de carne, como músculo, pá ou patinho, cozinhe lentamente adicionando água sempre que necessário até que a carne fique macia e comece a desfiar. Eu confesso que nessas horas roubo um pouquinho e coloco tudo na pressão. Vamos lá:

Ingredientes:
500g de carne de segunda
2 tomates sem pele
1/2 cebola
2 dentes de alho
1/4 pimentão vermelho
1 cenoura grande
100ml de vinho tinto
1 ramo de alecrim
1 folha de louro
1 punhado de tomilho
1 lata de tomate sem pele
1 col. sobremesa de pasta de tomate
azeite
sal e pimenta a gosto.


Preparo:
Pique todos os legumes primeiro: a cebola em cubos médios; o pimentão em cubos pequenos; a cenoura se preferir pode ralar, eu como usei essa pequena só cortei na metade; amasse o alho; amarre as ervas em um ramo para que fique mais fácil de tirar depois; deixe a carne por último.
Refogue a cebola primeiro, só depois adicione o alho pois ele doura mais rápido. Coloque a carne e deixe selar bem, tempere com sal e pimente. Acrescente os legumes, a pasta de tomate e o vinho. Deixe ferver um pouco, adicione um pouco de água e tampe na pressão. 
Assim que pegar pressão deixe em fogo médio para baixo por 25 minutos. Se achar que ainda não está macio volte para o fogo.



 



Depois de pronto sirva como preferir, eu gosto de só ferver a massa e depois jogar no ragú. Nem precisa refogar o macarrão no alho porque o molho já tem bastante sabor.