segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Bacalhoada à moda da Mammy

Lá em casa fomos criadas tendo o bacalhau como uma comida frequente à nossa mesa. Essa coisa de comer bacalhau só no Natal, Ano Novo e Semana Santa nunca rolou lá em casa. Deu mole, lá vinha nossa mãe com bacalhau de algum jeito: no forno, arroz de bacalhau, bolinho, etc. Não, nem ela nem minha vó são portuguesas, rsrsrs...
E quando tive a minha casa, esse hábito não mudou. Aqui em casa volta e meia rola um bacalhau. É aquela coisa que eu sempre procuro no mercado quando vou fazer compras do mês, e se estiver num preço bom, eu compro.
Esse domingo rolou um Bacalhau daqueles aqui em casa, preparado pela Mammy em pessoa. Registrei tudo para repassar a receita aqui.


Ingredientes:
1kg de lombo de bacalhau já dessalgado e ferventado (hoje você já encontra facilmente o bacalhau já dessalgado congelado nos super-mercados. Nós usamos esse.)
3 tomates grandes
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo
1 cebola grande (ou duas medias)
alho a gosto (usamos uns 9 dentes)
4 batatas grandes
1/2 maço de brócolis americano
4 folhas de couve mineira
Azeite extra virgem de oliva
Pimenta do reino moída na hora
4 ovos cozidos
Azeitonas pretas
Salsa e cebolinha a gosto.

Preparo:
Primeiramente, higienize todas as verduras e legumes que serão usados na receita. Pique grosseiramente, em pedaços grandes, as folhas de couve e reserve. Pique as cebolas e os pimentões em rodelas e reserve. Descasque e amasse os dentes de alho. Reserve.

Após descongelar o bacalhau, que no nosso caso já compramos dessalgado, colocamos os pedaços de lombo em uma panela grande com água fervente por cerca de 1 minuto (Caso você vá usar o salgado, não esqueça de deixar dessalgando de um dia pro outro. Tudo sobre esse processo e até um método "expresso" aqui nesse link: Dessalgando o bacalhau ). Não descarte essa água.
Espere o bacalhau esfriar, e após isso, retire a pele dos lombos. Acrescente essa pele e eventuais pedaços de bacalhau que ficarem presos nela na panela com a água da fervura do bacalhau, e acrescente a isso as batatas descascadas e cortadas em pedaços grandes. Esse truque agrega sabor às batatas.



Coloque os tomates inteiros, a couve e o brócolis em outra panela para cozinhar, sem acrescentar sal. Retire do fogo, e remova a pele dos tomates cozidos. Pique em pedaços grandes e reserve.


Em uma frigideira alta, com fundo grosso, preencha o fundo com azeite de oliva até a altura de 1 dedo aproximadamente. Aqueça em fogo médio e acrescente o alho amassado. Em seguida (não precisa esperar o alho dourar.) vá acrescentando os pedaços de Bacalhau e frite até dourar, em ambos os lados. Retire e reserve. Nesse azeite que sobrou, frite rapidamente as cebolas, azeitonas e pimentões.


Pegue um refratário grande e vá montando o prato: em um lado, coloque as batatas, no outro o brócolis com a couve, e termine com o Bacalhau.
Sobre todos eles vá colocando as cebolas, pimentões, azeitonas e cheiro verde picadinha. Regue com azeite e complete com os ovos cozidos partidos em 4 pedaços.
Não precisa ir ao forno.



Aqui servimos com arroz branco, e bebemos um vinho branco ótimo da Lidio Carraro (esse aqui, ó) que harmonizou suuuuuuper bem.
   


Nenhum comentário: