quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Para refrescar

       

Com esse calorão, nada como uma bebidinha refrescante,  outro dia fiz aqui em casa um Clericot de vinho branco com frutas. 
O Clericot, com esse nome todo chique, só podia ter origem francesa! Nada mais é do que um "primo" francês da Sangria. A bebida é feita basicamente da mistura de vinho ou espumante com frutas frescas e gelo. 
No Uruguai também se bebe muito esse drink, sendo que muitas vezes eles misturam o espumante e o vinho branco (em partes iguais) com as frutas. Abaixo segue a minha receita.

Clericot de Vinho Branco
Ingredientes:
1 garrafa de vinho branco seco, com a uva de sua preferência. Nesse usei Torrontés. (Sugestões aqui!)
1 caixa de morangos frescos picados
suco de 1/2 limão siciliano 
1/2 limão siciliano partido em rodelas
suco de 1 laranja lima
1 laranja lima partida em rodelas
Gelo à vontade
1 dose de Cointreau (opcional)
1 lata de refrigerante tipo Soda

O modo de preparar não podia ser mais simples: Misture tudo em uma jarra bem bonita, e sirva em taças de vinho branco. 
  Tim tim !!
  

Em tempo: No site do Panelinha tem outras receitas de Clericot. Foi lá que conheci a bebida, e com o passar do tempo, fui fazendo minhas experiências e cheguei nessa receita que eu adoro.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

#dica sustentável

Tenho aqui em casa uma máquina de café, dessas de cápsulas, e estava ficando agoniada com tanta embalagem de plástico indo pro lixo.
Um belo dia, batendo as folhas de couve para congelar e usar nos meus sucos verdes, tive a brilhante ideia que achei válido compartilhar aqui:


Usei as capsulas vazias como forminhas para a polpa de couve! Revesti com filme de pvc e preenchi com a polpa. Cobri com o filme também, e coloquei no freezer. Na medida que eu fiz a polpa aqui em casa, cada cápsula comportou o equivalente a uma folha de couve batida.

Bacalhoada à moda da Mammy

Lá em casa fomos criadas tendo o bacalhau como uma comida frequente à nossa mesa. Essa coisa de comer bacalhau só no Natal, Ano Novo e Semana Santa nunca rolou lá em casa. Deu mole, lá vinha nossa mãe com bacalhau de algum jeito: no forno, arroz de bacalhau, bolinho, etc. Não, nem ela nem minha vó são portuguesas, rsrsrs...
E quando tive a minha casa, esse hábito não mudou. Aqui em casa volta e meia rola um bacalhau. É aquela coisa que eu sempre procuro no mercado quando vou fazer compras do mês, e se estiver num preço bom, eu compro.
Esse domingo rolou um Bacalhau daqueles aqui em casa, preparado pela Mammy em pessoa. Registrei tudo para repassar a receita aqui.


Ingredientes:
1kg de lombo de bacalhau já dessalgado e ferventado (hoje você já encontra facilmente o bacalhau já dessalgado congelado nos super-mercados. Nós usamos esse.)
3 tomates grandes
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo
1 cebola grande (ou duas medias)
alho a gosto (usamos uns 9 dentes)
4 batatas grandes
1/2 maço de brócolis americano
4 folhas de couve mineira
Azeite extra virgem de oliva
Pimenta do reino moída na hora
4 ovos cozidos
Azeitonas pretas
Salsa e cebolinha a gosto.

Preparo:
Primeiramente, higienize todas as verduras e legumes que serão usados na receita. Pique grosseiramente, em pedaços grandes, as folhas de couve e reserve. Pique as cebolas e os pimentões em rodelas e reserve. Descasque e amasse os dentes de alho. Reserve.

Após descongelar o bacalhau, que no nosso caso já compramos dessalgado, colocamos os pedaços de lombo em uma panela grande com água fervente por cerca de 1 minuto (Caso você vá usar o salgado, não esqueça de deixar dessalgando de um dia pro outro. Tudo sobre esse processo e até um método "expresso" aqui nesse link: Dessalgando o bacalhau ). Não descarte essa água.
Espere o bacalhau esfriar, e após isso, retire a pele dos lombos. Acrescente essa pele e eventuais pedaços de bacalhau que ficarem presos nela na panela com a água da fervura do bacalhau, e acrescente a isso as batatas descascadas e cortadas em pedaços grandes. Esse truque agrega sabor às batatas.



Coloque os tomates inteiros, a couve e o brócolis em outra panela para cozinhar, sem acrescentar sal. Retire do fogo, e remova a pele dos tomates cozidos. Pique em pedaços grandes e reserve.


Em uma frigideira alta, com fundo grosso, preencha o fundo com azeite de oliva até a altura de 1 dedo aproximadamente. Aqueça em fogo médio e acrescente o alho amassado. Em seguida (não precisa esperar o alho dourar.) vá acrescentando os pedaços de Bacalhau e frite até dourar, em ambos os lados. Retire e reserve. Nesse azeite que sobrou, frite rapidamente as cebolas, azeitonas e pimentões.


Pegue um refratário grande e vá montando o prato: em um lado, coloque as batatas, no outro o brócolis com a couve, e termine com o Bacalhau.
Sobre todos eles vá colocando as cebolas, pimentões, azeitonas e cheiro verde picadinha. Regue com azeite e complete com os ovos cozidos partidos em 4 pedaços.
Não precisa ir ao forno.



Aqui servimos com arroz branco, e bebemos um vinho branco ótimo da Lidio Carraro (esse aqui, ó) que harmonizou suuuuuuper bem.
   


quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Costela de Porco Chinesa

Adoro fazer carne marinada,  é sempre muito simples, você mistura todos os ingredientes e deixa a carne descansando por pelo menos umas três horas na geladeira.
Para essa receita recomendo deixar de um dia para o outro porque assim os temperos penetram bem. Outra dica é dividir os ossinhos e deixar marinar assim. Na foto por alguma razão, meu marido (receita dele) temperou a costela inteira mas se você dividir, a carne terá mais contato com a marinada, consequentemente ficará mais bem temperada.

Ingredientes:
4 colheres de sopa de molho de ostra
4 colheres de sopa de molho shoyu
3 dentes de alho
1 colher de café de 5 especiarias chinesas
2 talos grandes de cebolinha
2 cenouras ou cogumelos
1 colher de café de açúcar
um pedaço de gengibre
sal (mas cuidado pois os molhos já são salgados)


Preparo:
Em um pilão amasse o alho e o gengibre picado. Depois acrescente as especiarias, os molhos, o açúcar, e o sal se necessário. Coloque a marinada na carne de porco e deixe na geladeira em um pote fechado de um dia para o outro. Tenha certeza de que o molho cobre bem a carne, se você achar que tem pouco molho para muita carne faça mais um pouco.
Na hora de assar, coloque tudo em uma forma, adicione a cebolinha picada e  cubra com papel alumínio. Deixe assar em fogo médio por pelo menos 1 hora. Tire o alumínio, vire as costelinhas, adicione a cenoura (eu tinha cogumelo e acabei trocado a cenoura por ele) e deixe assar por mais 30 minitos em fogo alto.


Aqui em casa a gente costuma servir com arroz e alguma verdura refogada no alho e óleo. O legume de sua preferência cozido no vapor também fica ótimo.







segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Ragú

Muito simples de se fazer essa receita, uma ótima opção a tradicional bolonhesa com carne moída. O alecrim, tomilho e vinho dão sabor forte e encorpado ao molho.
Use um corte duro de carne, como músculo, pá ou patinho, cozinhe lentamente adicionando água sempre que necessário até que a carne fique macia e comece a desfiar. Eu confesso que nessas horas roubo um pouquinho e coloco tudo na pressão. Vamos lá:

Ingredientes:
500g de carne de segunda
2 tomates sem pele
1/2 cebola
2 dentes de alho
1/4 pimentão vermelho
1 cenoura grande
100ml de vinho tinto
1 ramo de alecrim
1 folha de louro
1 punhado de tomilho
1 lata de tomate sem pele
1 col. sobremesa de pasta de tomate
azeite
sal e pimenta a gosto.


Preparo:
Pique todos os legumes primeiro: a cebola em cubos médios; o pimentão em cubos pequenos; a cenoura se preferir pode ralar, eu como usei essa pequena só cortei na metade; amasse o alho; amarre as ervas em um ramo para que fique mais fácil de tirar depois; deixe a carne por último.
Refogue a cebola primeiro, só depois adicione o alho pois ele doura mais rápido. Coloque a carne e deixe selar bem, tempere com sal e pimente. Acrescente os legumes, a pasta de tomate e o vinho. Deixe ferver um pouco, adicione um pouco de água e tampe na pressão. 
Assim que pegar pressão deixe em fogo médio para baixo por 25 minutos. Se achar que ainda não está macio volte para o fogo.



 



Depois de pronto sirva como preferir, eu gosto de só ferver a massa e depois jogar no ragú. Nem precisa refogar o macarrão no alho porque o molho já tem bastante sabor.