sexta-feira, 22 de maio de 2015

Coxas de frango assadas com molho agridoce

Sabe aquele frango que vc sempre usa o tempero pronto, enfia no saco e taca no forno? Pois é, esse tempero pronto pode ser prático, mas é cheio das coisas artificiais, que tanto mal fazem pra nossa saúde.
A receita dessa marinada é tão fácil, que acho que vc nunca mais vai querer saber de tempero de saquinho na vida!! Faço sempre na minha casa, principalmente por conta dos ingredientes quase sempre estarem já na minha geladeira! 
E com essa receita você pode ir adaptando e criando outras variações, de acordo com o seu paladar. A própria receita que vou passar hoje já está um pouquinho adaptada da receita original. 
Importante: o tipo de alguns ingredientes vão fazer variar o sabor final. Eu explico: se você usar molho inglês do tipo mais forte, ela fica mais apimentada, se você usar mostarda em grãos (como está aqui) ela fica mais suave, mas se você adora um sabor mais acentuado, se joga na mostarda Dijon, etc, etc... O legal é ir experimentando diferentes maneiras! Receitinha mais versátil não tem!
Vamos aos ingredientes:


1kg de coxas de frango (sobre coxas e asinhas/drumetes também rolam, e ficam uma delícia na brasa!)
3 colh. sopa de óleo vegetal (de preferência de canola)
2 colh. Sopa de vinagre de vinho (usei balsâmico)
1colh. Sopa de molho Shoyu
2 colh. chá de molho inglês 
4colh. sopa de purê de tomate (aquela passata que vem num vidro grande, ou mesmo tomates pelados batidos no processador)
1colh. Chá de mostarda da sua preferência (usei grãos, tipo Ancienne)
2 colh. sopa de melado (mel de engenho, melaço, cada região chama de um jeito. Se você não achar para comprar, já usei açúcar mascavo no lugar, na mesma proporção e ficou muito bom!)
1/4 colher de chá de páprica picante 
Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto.


Como fazer?

Primeiro, misture todos os ingredientes numa tigela. O batedor de arame ajuda a fazer tudo ficar homogêneo, por causa do óleo. Reserve.

Com uma faca, faça pequenos furos nas coxas, para que a marinada penetre bem na carne. 

Em seguida, acrescente a marinada e leve à geladeira para descansar por pelo menos 4 horas. Ok, já tirei antes, não fica ruim, mas quanto mais tempo ficar marinando mais saboroso fica.

Dica: coloco o frango dentro de um saco plástico limpo, e jogo a marinada junto. Tiro o máximo de ar que consigo, amarro e deixo numa tigela na geladeira marinando. Assim, o frango fica completamente imerso na marinada.

Passado o tempo, leve ao forno pre aquecido até assar (uns 30,40 minutos), ou na churrasqueira.



  Esse ai da foto servi com farofinha e legumes assados.


Nenhum comentário: